Tempo de Advento

A palavra advento vem do latim (adventus) e significa chegada. Quatro semanas antes do Natal, a Igreja Católica inicia um novo ano litúrgico, É um período de preparação das comunidades e das mentes cristãs para a esperada chegada do Menino Jesus. Época de renovação, solidariedade, arrependimento e bem comum, o Advento transforma corações e reacende a chama da paz.
Neste ano de lutas, enfrentamento de crise nacional, protestos, corrupção e mortes coletivas, é preciso aproveitar o espírito do Advento para renovar velhas práticas, atitudes destrutivas e egoístas que se repetem por gerações.
Há pessoas, independentemente de religião, que vivem permanentemente o Advento, porque elas são acolhedoras, não fazem questão de competir e vencer sozinhas, gostam de animais, valorizam todos os presentes oferecidos pela natureza e, sempre que podem, promovem a paz. Você conhece alguém assim?
Quando falam, essas pessoas iluminadas transmitem serenidade, segurança, credibilidade, porque as manifestações de comunicação sempre refletem o todo de cada um.
Chegada
O Advento é o primeiro tempo do ano litúrgico e convida a todos para a chegada a um novo e positivo estado de espírito. Que tal começar agora? Mesmo que você não possa oferecer presentes nem seja poeta, para traduzir sentimentos em versos, escolha uma atitude que beneficie alguém. Fora de seu próprio foco, você vai conseguir enxergar que a felicidade pode acontecer quando desejarmos.
Onde você deseja chegar? Para quem não sabe, qualquer lugar serve. Só quem está a caminho ou já chegou onde queria pode despojar-se de si com serenidade e contribuir com o outro. É claro que Advento não é só caridade, porque existe um processo profundo atrás de uma atitude despojada.  Mas é um começo.
Amor Próprio
Também, neste período, as pessoas que exercem forte autocrítica devem aliviar-se de si, ou seja, perdoar-se, afrouxando as severas regras que se impuseram durante o ano todo.

Se queremos preparar nosso coração para recebermos o Menino Jesus, devemos amar o próximo, a começar por nós mesmos.
0